domingo, novembro 14

A Entrevista

A Entrevista é um gênero textual jornalístico que tem por finalidade colher opiniões de pessoas a respeito de um assunto ou de fatos em evidência no momento em que ela é realizada; pode também divulgar informações sobre a vida pessoal e profissional de uma pessoa de renome no meio artístico, cultural, científico, político ou religioso.

Uma entrevista costuma ter por título um trecho da fala do entrevistado ou uma frase-síntese que revela a opinião do entrevistado. Abaixo do título, há, normalmente, um subtítulo que procura sintetizar o que foi exposto durante a entrevista. É comum haver também um texto mais extenso, em que o entrevistador coloca o leitor a par do assunto que será abordado ou apresenta o entrevistado, falando de sua vida pessoal ou de sua atividade profissional.

No texto da entrevista, costuma-se colocar o nome do entrevistador (ou do jornal ou da revista que ele representa) e do entrevistado antes da fala, a fim de que fique claro quando é um e quando é o outro quem está falando.

Entrevistar uma pessoa exige do entrevistador conhecimento da vida pessoal ou da atividade profissional do entrevistado e conhecimento do assunto a ser tratado na entrevista.

Características da entrevista escrita

1. tem por finalidade colher informações, depoimentos, opiniões, aspectos da vida pessoal ou profissional de pessoas de destaque nos meios artístico, cultural, político, religioso, etc.

2. estrutura: contém título e geralmente subtítulo e uma introdução; o texto da entrevista é propriamente organizado em perguntas e respostas;

3. apresentação do nome do entrevistado e do entrevistador antes da fala de cada um;

4. linguagem geralmente culta, podendo sofrer variações conforme as características do entrevistado, do jornal ou da revista e do público leitor; geralmente na transcrição são desprezadas as marcas de oralidade;

5. linguagem que procura reproduzir o ritmo da conversa;

6. emprega verbos predominantemente no presente do indicativo.

Como entrevistar bem

a. procure saber quanto tempo você terá para a entrevista; se forem poucos minutos, vá direto ao assunto e evite introduções desnecessárias;

b. antes de realizar a entrevista, informe-se sobre o entrevistado e o assunto;

c. não confie apenas na memória. Faça anotações e, se necessário, leve um gravador;

d. espere o entrevistado concluir o seu pensamento para fazer uma nova pergunta;

e. faça perguntas curtas e objetivas;

f. preveja respostas possíveis e prepare novas perguntas a essas respostas.

2 Comments:

Blogger rosa chiclete said...

Mto bom o seu blog, me ajudou muito no meu dever de português, mas acho que falta falar sobre os textos de carates opinativo e suas características.
Beijos, Maria Julia Sampaio

10 de novembro de 2008 às 16:18  
Anonymous Anônimo said...

Faltou entrevista oral[

3 de dezembro de 2012 às 10:48  

Postar um comentário

<< Home