quinta-feira, novembro 4

O Manifesto

O manifesto

É um gênero de texto que produz quando uma pessoa ou um grupo de pessoas deseja chamar a atenção da população, denunciando um problema de interesse geral ou alertando para um problema que está preste a ocorrer. Embora não possua uma estrutura rígida, o manifesto deve conter alguns dados essenciais, como: um título, capaz de chamar a atenção do público e ao mesmo tempo informar de que trata o texto; a identificação do problema; a análise do problema e argumentos, local e data; e por fim, as assinaturas dos autores do manifesto ou simpatizantes da causa.

A linguagem do manifesto varia de acordo com fatores como: quem é o autor, quem são os interlocutores, qual é o veículo de divulgação, etc. Geralmente, nos meios de comunicação de grande alcance o manifesto é divulgado de acordo com o padrão culto formal da língua.

Características do manifesto

1. texto de intenção persuasiva, que objetiva alertar sobre um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo;

2. estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam os ponto de vista do(s) autor (es) do manifesto, local e data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa;

3. linguagem geralmente no padrão culto formal da língua;

4. verbos predominantemente do presente do indicativo.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Gostei muito do seu Blog. É uma ajuda para professoras com eu que não tem tanto tempo e precisam da internet para elaborar suas aulas!
Muito bom!
Se puder colocar também um exemplo do gênero seria ótimo:)
obrigada

26 de agosto de 2008 às 11:47  
Blogger Karlus said...

Seria um trabalho pronto, né!

27 de março de 2009 às 11:00  

Postar um comentário

<< Home